Quanto tempo demora a transição capilar

quanto tempo demora a transição capilar

Olá meninas! Hoje em nosso post, vamos falar sobre uma dúvida muito comum entre a maioria das pessoas que deseja voltar aos fios cacheados e ondulados. Afinal, quanto tempo demora a transição capilar?

Antes de qualquer coisa vamos deixar claro o que é esse processo. A transição capilar nada mais é do que o processo onde os fios voltam ao formato original. Para isso, é necessário deixar de realizar qualquer tipo de alisamento químico, como as progressivas, por exemplo.

Mas além de ser um processo físico dos cabelos, ele também é uma transformação da sua mentalidade. Por anos muitas mulheres acreditam que assumir os cabelos naturais não era uma coisa positiva.

E ao fazer a transição, elas aprenderam a aceitar sua beleza natural e também a cuidar corretamente dos fios. Contudo, esse é um processo que pode exigir muito tempo, mas que pode ser acelerado adotando algumas maneiras práticas E é sobre isso que vamos falar agora.

Mas afinal, quanto tempo demora a transição capilar?

Você que está pensando em voltar a ter cachos lindos e volumosos, com certeza já deve ter se perguntando quanto tempo demora a transição capilar.

Contudo, é importante mencionar que, nesse caso, não existe um tempo específico, pois ele varia de pessoa para pessoa.

Em média os fios crescem dois cm por mês. Então daria para calcular uma média de um ano para um cabelo de tamanho médio.

Mas, como dissemos anteriormente, esse tempo varia muito. Isso porque é preciso levar em consideração vários fatores. Desde o comprimento que você deseja, até a saúde dos fios.

Cabelos danificados, por exemplo, demoram mais para crescer, pois além de não contar com todos os nutrientes que precisam, os fios também estão quebradiços e frágeis. E para recuperar tudo isso e resultar em um lindo cabelo cacheado, vai levar algum tempo.

Como acelerar a transição capilar

Se você quer fazer transição capilar, mas teme que esse processo dure mais do que o esperado, então confira abaixo algumas dicas e descubra como acelerar a transição e garantir cachos lindos mais rápido do que imagina.

1.    Comece escolhendo uma boa linha de manutenção

A primeira dica para ter uma transição capilar rápida e saudável é investir em uma linha de manutenção diária de qualidade. Não é qualquer shampoo ou condicionador que é adequado para fios em transição.

Seus cabelos ficarão frágeis no decorrer do processo de transição capilar. Afinal de contas, eles passaram por vários processos de alisamento que provocarão a perda dos seus nutrientes.

Por isso, você precisa buscar por uma linha de manutenção que te ajude a recuperar esses nutrientes. Ela também deve ser voltada para cabelos ondulados, crespos e cacheados, justamente para ajudar na estruturação.

2.    O corte é uma boa opção, mas apenas se você desejar

Além da dúvida sobre quanto tempo demora a transição capilar, outra muito comum é se o corte é obrigatório.

E a resposta é Não, você não precisa obrigatoriamente cortar os fios, mas essa pode ser uma boa alternativa para se livrar dos fios que ainda estão lisos.

Ao eliminar esses fios que ainda estão sob efeito do alisamento capilar, você não terá que sofrer mais com a confusão de texturas. Com seus cabelos bem curtos, assim que eles começarem a crescer provavelmente o seu cabelo já estará mais próximo do formato original.

Apesar de ser uma boa alternativa você deve optar pelo corte se realmente quiser. Nunca corte as madeixas por pressão.

Você pode encarar a transição capilar sem qualquer problema, mantendo o comprimento natural. Essa é uma decisão inteiramente sua.

3.    Hidratantes e reconstrutores são essenciais

Mais uma das dicas para acelerar o processo de transição capilar é usar hidrantes e reconstrutores periodicamente. Os cabelos que são alisados quimicamente tendem a perder nutrientes mais rapidamente, principalmente quando os processos usam altas temperaturas.

Eles também tendem a ressacar, por conta da perda de umidade. Logo, é necessário repor os nutrientes e a água perdidos.

E é justamente isso que os hidratantes e reconstrutores irão te ajudar a fazer. Através deles, seus fios conseguirão recuperar todas as vitaminas perdidas, bem como a estrutura original.

Estando saudáveis, com toda a certeza eles irão crescer mais rápido. A quantidade de hidratações e reconstruções irá depender dos danos dos seus fios.

Além disso, também é necessário analisar as características dos seus fios. Por exemplo, se eles forem muito oleosos, o ideal é não fazer mais que uma hidratação e uma reconstrução por semana, ou, escolher produtos específicos para cabelos secos.

4.    Aposte em um bom ativador de cachos

Os ativadores de cachos também são excelentes alternativas para quem está passando por uma transição capilar. Esse tipo de produto irá estimular a memória dos fios, ajudando na recuperação das estruturas.

Existem produtos que devem ser usados logo após os cuidados diários, como também existem aqueles que são indicados apenas para ocasiões específicas.

O bacana é que eles também te ajudarão a modelar as madeixas. Com isso você poderá criar penteados incríveis que também irão acelerar o crescimento. Assim, você não terá que se preocupar em saber quanto tempo demora a transição capilar.

5.    Técnicas de texturização

 

Outra excelente alternativa que pode te ajudar são as técnicas de texturização. Com elas, será mais fácil modelas as madeixas, mesmo com elas estando com várias texturas.

O melhor de tudo é que vários desses métodos podem ser feitos em casa, sem a utilização de qualquer tipo de aparelho, como babyliss. Uma delas é a fitagem. Ela é excelente para quem deseja um aspecto volumoso e natural.

Essa técnica de texturização é bem simples. Primeiramente você deve lavar seus cabelos normalmente, sem usar condicionador.

Depois, tire a umidade com uma toalha e divida o cabelo em quatro partes. Com o auxílio de um pente fino vá fazendo pequenas mexas.

Em cada uma delas você deverá passar um creme de pentear próprio para cabelos cacheados ou um ativador de cachos. Depois, amasse a mecha de baixo para cima. Faça isso em todo o cabelo.

Depois, você pode finalizar com o secador de cabelos (se quiser) sempre apertando as mechas de baixo para cima. Mas se preferir, também é possível deixar os fios secarem naturalmente.

Para finalizar, passe um spray anti-frizz. Dessa forma, seus cachos ficarão super definidos, leves, e sem qualquer frizz. E essa é apenas uma das técnicas de texturização que você pode usar.

Agora que você já sabe quanto tempo demora a transição capilar, e como acelerar esse processo, não deixe de cuidar dos seus fios. Dessa maneira, será mais fácil recuperar o aspecto natural e ainda manter a saúde dos fios!

Não deixe de visitar o catálogo da Loja Hair Brasil e confira todos os produtos que podem te ajudar nesse processo!

Google+
Facebook
Pinterest
Twitter

Inscreva-se para receber nossas promoções, novidades e descontos em primeira mão!